| 
View
 

DEBATENDO TESES

Page history last edited by MARIA PINTO 14 years, 7 months ago

Debatendo Teses

(Sobre o Uso de Mídias e Tecnologias Digitais nos Espaços Escolares)

 

 

Argumentador 

MARIA PINTO BITELLE 

Revisor 1 

Maria de Lourdes Moraes Kessler 

Revisor 2 

Roseli Hoffmeister Eberhardt 

 

 

 

 

Teses

Posicionamento Inicial

(concordo/discordo/não sei decidir)

 

Argumentação

(obrigatório para todos posicionamentos)

 

Comentários

(análise dos revisores)

 

Réplica

(contra-argumentação do autor)

 

Posicionamento revisado

(modificação ou fortalecimento do inicial)

 

1 - Os humanos percebem o mundo de diferentes formas, usando diferente sentidos. A linguagem textual não é suficiente para exprimir todas elas. Portanto, explorar o uso de diferentes mídias, facilita a descrição de nossas percepções. 

Concordo 

Concordo, pois com textos nossa capacidade de entendimento fica muito restrita.Com as diferentes mídias que o mundo tecnológico nos proporciona é mais fácil aprender tanto para adultos como para crianças. 

 

 

Revisor 1: Concordo com você Maria mas, apenas faço um questionamento: a tecnologia, os diferentes tipos de mídias não irão, diminuir o interesse das crianças e, principalmente, dos adolescentes pela leitura de livros, por exemplo? 

Acredito que o gosto pela leitura   deva ser desenvolvido desde cedo e com a tecnologia temos um facilitador, como por exemplo quando colocamos imagens e textos é muito mais fácil para a aprendizagem. E não importa como realizamos as leituras, desde que passamos a gostar de ler.

Concordo com a tese.

Com textos nossa capacidade de entendimento fica muito restrita.Com as diferentes mídias que o mundo tecnológico nos proporciona é mais fácil aprender tanto para adultos como para crianças. As pessoas, principalmente as crianças, podem perceber  melhor o mundo da leitura se esta estiver acompanhada de imagens, por exemplo ,como facilitador na compreensão do tema apresentado.

Argumento coerente, no entanto depende muito do tipo de texto, do ponto de vista que citas para afirmar que as TDs facilitam a descrição. Acredito que muito depende das características dadas nos diferentes sentidos.

 

Sim colega, um texto sozinho pode não ser tão esclarecedor quanto um texto com imagens, por exemplo .

2 – A exposição dos alunos, de forma continuada e sem restrição, a um ambiente informatizado, é uma boa maneira de promover transformações na escola.

Discordo

Acredito que os alunos devem frequentar um ambiente informatizado de forma continuada, porém com algumas restrições, como por exemplo nas aulas os alunos devem seguir uma proposta pedagógica.

Revisor 1: Realmente, as aulas devem ser bem planejadas e com o acompanhamento de um professor que possa orientá-los. 

 

Bem planejadas e com algumas restrições, siguindo assim uma proposta pedagógica. 

Discordo da tese.

Acredito que os alunos devem frequentar um ambiente informatizado de forma continuada, porém com algumas restrições, como por exemplo nas aulas os alunos devem seguir uma proposta pedagógica, ou seja,com  um objetivo para o uso do ambiente.

De acordo com o argumento, é necessário que exista um objetivo para o uso do ambiente.

 

 

Acredito que tudo em uma escola deva estar lá com um objetivo, pois do contrário seria somente adornos e enfeites. 

3 – Embora o uso de diferentes mídias torne as atividades mais atrativas, usá-las sem uma proposta pedagógica que favoreça a aprendizagem significa apenas “adornar” o que é feito sem elas.

Concordo 

Como coloquei acima, na escola as mídias devem estar inseridas na proposta pedagógica da escola para que tenha sentido para os professores e alunos. 

Revisor 1: Com as diferentes mídias inseridas em uma proposta pedagógica coerente certamente obteremos bons resultados e estas mídias terão um sentidos pleno ao serem utilizadas. 

 

Concordo com teu ponto de vista, pois a escola deve estar amparada em uma proposta pedagógica ao utilizar as mídias. 

Concordo com a tese.

As mídias devem estar inseridas na proposta pedagógica da escola para que tenha sentido para os professores e alunos.

Justo, o uso de mídias como de qualquer outro devem estar em consonância com a proposta pedagógica da escola. 

Sim colega e assim terá sentido na aprendizagem de professores e alunos. 

4 – Não é necessário que os professores sejam bem preparados para o uso de mídias e tecnologias digitais, basta interagir com os alunos. Eles já sabem como usá-las.

Discordo 

Os professores devem estar bem preparados com as tecnologias, pois os planejamentos para o uso das tecnologias devem partir dele e assim, com planejamento a interação com os alunos levará a aprendizagem.

Revisor 1: Concordo com você. Como um professor poderá trabalhar com seus alunos se não conhece os instrumentos de trabalhao e não está preparado para usá-los. 

Concordamos bem que o professor deve estar preparado, mas muitas vezes nossas escolas ainda não estão. Penso também que é importante multiplicarmos nossos conhecimentos para que as mídias sejam incluidas na proposta pedagógica da escola. 

Discordo da Tese.

Os professores devem estar bem preparados com as tecnologias, pois os planejamentos para o uso das tecnologias devem partir dele e assim, com planejamento a interação com os alunos levará a aprendizagem 

Argumentação correta, pois na dúvida do aluno é o professor que lhe dá o suporte.

 

O professor ensina e aprende e deve mediar a aprendizagem. 

5 – O contato da criança (0 a 10 anos) com as tecnologias digitais prejudica o seu desenvolvimento  intelectual.

Discordo 

Crianças abstraem com uma maior facilidade quando aprendem com o lúdico e as tecnologias proporcionam uma maneira lúdica para aprender.

Revisor 1: As tecnologias digitais podem ser sim, um facilitador do desenvolvimento intelectual das crianças menores. Podem ser usadas de forma lúdica. 

De maneira mais prazerosa os alunos com certeza irão aprender mais. 

Discordo da tese.

Crianças abstraem com uma maior facilidade quando aprendem com o lúdico e as tecnologias proporcionam uma maneira lúdica para aprender.

 

Argumento coerente, pois o contato da criança com as TDs favorece muito o desenvolvimento intelectual.

 

E além de intelectual o emocional, pois o lúdico transforma aprendizagem em prazer. 

6 - Sem o uso da diferentes mídias e das tecnologias digitais estamos alfabetizando para trás.

Concordo 

O mundo mudou e a escola não pode ficar de fora destas mudanças. 

Revisor 1: Concordo e costumo dizer que a concorrência da escola com o mundo digital é desleal. Para que possamos nos colocar em um mesmo nível, é preciso uma mudança na forma de ver a eswcola, de ser escola. 

E além disto tudo, como coloquei acima, devemos multiplicar saberes nas mídias com nossos colegas. 

Concordo com a tese.

O mundo mudou e a escola não pode ficar de fora destas mudanças.

Também em comunidades muito carentes os alunos não possuem acesso a muitas novidades tecnológicas a escola se torna então própria quando leva a estes alunos suporte para conhecerem estas tecnologias.

De acordo, pois muitos alunos tem acesso às mídias e tecnologias em casa, se anularmos estas em sala de aula a alfabetização perderá o encanto para o aluno.

 

Também em comunidades muito carentes os alunos não possuem acesso a muitas novidades tecnológicas a escola se torna então própria quando leva a estes alunos suporte para conhecerem estas tecnologias. 

7 - Usar mídias e TD na escola, é modismo, afinal elas já existem há muito tempo e nem por isso precisamos delas na escola.

Discordo 

Necessitamos de todos os recursos disponíveis para desenvolver aprendizagem aos nossos alunos. 

Revisor 1: Todos os recursos disponíveis são ótimos para desenvolver a aprendizagem. Somente, devem ser bem utilizados e por profissionais capacitados. 

Uma escola onde tenha recursos diversos ainda é uma utopia, porém são nas pequenas aquisições e nas argumentações de que as TD são necessárias que conquistaremos estes novos recursos. 

Discordo da tese.

Necessitamos de todos os recursos disponíveis para desenvolver aprendizagem aos nossos alunos. 

Uma escola onde tenha recursos diversos ainda é uma utopia, porém são nas pequenas aquisições e nas argumentações de que as TD são necessárias que conquistaremos estes novos recursos.

Os alunos realmente aprendem mais quando em contato com as TDs. 

Justo, o uso de mídias e TDs é o diferencial na escola.

 

Os alunos realmente aprendem mais quando em contato com as TDs. 

8 - O uso das mídias e das Tecnologias Digitais possibilita ao aluno mudança de posicionamento diante da própria aprendizagem.

Concordo 

Com as tecnologias os alunos possuem uma variedade muito grande de informações, o que o torna mais crítico diante das colocações do professor.

Revisor 1: Concordo com você. A partir do momento que se tem acesso à uma gama maior de informações, automaticamente o aluno se torna mais crítico. 

Muito mais crítico e constrói seu saber junto com o professor, que também aprende. 

Concordo com a tese.

Com as tecnologias os alunos possuem uma variedade muito grande de informações, o que o torna mais crítico diante das colocações do professor e assim construindo seus saberes junto a estes que também aprendem.

 

Exato, as TDs favorecem a criatividade e a criticidade.

 

A criatividade é bem desenvolvida, muito bom colega. 

9 - O uso do computador nos espaços escolares deve estar associado à promoção da autoria e não somente à serviço da repetição das práticas transmissivas ou apoio ao estudo.

Concordo 

Com os recursos de produção textual em diferentes locais, como blogs, wikis, etc e vídeos os alunos podem postar no mundo virtual suas produções e assim serem autores do que aprenderam. 

Concordo. Utilizando blogs, wikis, entre outros os alunos são incentivados a produzir e não a copiar, plagear. 

O plágio é muito triste mesmo.Temos que utilizar da tecnologia ao nosso favor, somos capazes de criarmos e compartilharmos o que aprendemos nesta enorme rede virtual que é internet, e pode ser uma rde de aprendizagem muito importante. 

 Concordo com a tese. 

 Com os recursos de produção textual em diferentes locais, como blogs, wikis, etc e vídeos os alunos podem postar no mundo virtual suas produções e assim serem autores do que aprenderam. 

 Devemos utilizar a tecnologia a nosso favor, somos capazes de criarmos e compartilharmos o que aprendemos nesta enorme rede virtual que é internet, e pode ser uma rde de aprendizagem muito importante.

 Nossa rede pública no Brasil realmente está muito de fora das TD, porém o papel de incentivar os colegas na escola para que isto mude pode ser nosso, provas vivas, como alunas do PEAD, que podemos aprender com as TD. 

 

 

 

 

 

Concordo, no entanto há realidades escolares sem laboratórios de informática e realidades de professores que não usam o computador como elemento favorável para a autoria, nem mesmo se interessam em usá-lo.

 

Nossa rede pública no Brasil realmente está muito de fora das TD, porém o papel de incentivar os colegas na escola para que isto mude pode ser nosso, provas vivas, como alunas do PEAD, que podemos aprender com as TD. 

 

 

 

 

 
 
 

AVALIAÇÃO 

Descreva como esta atividade lhe ajudou a aprofundar seus conhecimentos sobre a temática em debate. Apresente críticas e sugestões sobre este tipo de atividade.

Esta atividade foi interesante para poder apreciar as opiniões dos colegas sobre um mesmo assunto, neste caso as teses. Embora pensamos parecido sempre uma pessoa tem uma visão que pode acrescentar na sua.

Fiquei pensando na questão da tecnologia como proposta pedagógica das Escolas e na realidade é como deveria ser, porém muitas vezes não é o que acontece, por falta de recursos ou até mesmo de vontade do corpo docente da Escola mudar. Há quem tenha medo de perder seu posto para as novidades tecnológicas.

Penso que devemos estar sim e muito bem preparados e mudarmos nossas escolas, adaptando-as as transformações do mundo. 

 

Comments (5)

Luciana said

at 8:22 pm on May 31, 2010

Maria!
Vamos dar sequência a esta atividade. Depois procure na página da interdisciplina quais trabalhos você deverá revisar e por quais colegas seu trabalho será revisado.
Abraço,
Luciana

Luciana said

at 9:45 pm on Jun 7, 2010

Oi Maria!
Veja só, você deveria ler: Roseli e Susana conforme a tabela. No entanto, encontrei tua opinião no da Maria de Lourdes. Ocorreu alguma coisa aí não?!O dessa colega tem três comentários!
Quem vai ler a sua é Maria de Lourdes e Roseli.
Verifique lá se houve algum engano!
Beijocas

Luciana said

at 11:40 pm on Jun 23, 2010

Vamos ao posicionamento final para finalizar a atividade!
Beijos

MARIA PINTO said

at 8:30 pm on Jun 24, 2010

Obrigada Luciana-
Eu troquei os comentários sim, mas no final coloquei no lugar certo.
Atividade finalizada, qualquer coisa está sujeita a revisão.

MARIA PINTO said

at 8:30 pm on Jun 24, 2010

BEIJOS!

You don't have permission to comment on this page.